terça-feira, 2 de setembro de 2014

As cores do mundo...

Olá! Nesse nosso universo tão colorido e exuberante, será que nossos amigos felinos e caninos conseguem desfrutar de tanta beleza?

Mais ou menos...


       Os cães e gatos não enxergam a vida com nossos olhos, porque com nossos olhos, só a gente mesmo, mas eles percebem as cores de uma forma limitada.


É o seguinte, eles enxergam a vida mais ou menos assim:


Nós, os seres humanos, apresentamos três tipos de pigmentos na retina, células fotorreceptores capazes de captar o azul, o vermelho e o verde. Já cães e gatos apresentam apenas dois desses pigmentos.


Pesquisas indicam que por essa característica, os cães e gatos podem enxergam o azul e amarelo ou o azul o vermelho, mas definitivamente, não percebem o verde. No lugar do verde percebem tonalidades que vão do cinza ao preto. E ainda, sua visão das cores é mais desbotada, como em uma foto envelhecida.


Também como diferente de nós humanos, cães e gatos enxergam muito bem na penumbra, sendo capazes inclusive de diferenciar várias tonalidades de cinza e possuem uma enorme habilidade para detectar movimentos. 

Os felinos durante o dia têm a visão embaçada, e essa vai melhorando quando a luz diminui e escurece.

Portanto cães e gatos  percebem a natureza mais ou menos assim...


Então aqui vão duas dicas. No caso da aplicação da cromoterapia para cães e gatos deve-se utilizar  apenas azul e tons de azul, pois essa cor é bem reconhecida pelos nossos amigos. 
E ainda, roupas e acessórios muito coloridos para os pets serão muito mais percebidas por seus donos, do que pelos animais, pois na verdade, eles nem as percebem direito.

Abraços e até a próxima...







Nenhum comentário:

Postar um comentário