segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pele e pelos...

Os nossos amigos caninos e felinos demandam de vários tipos de cuidados para que tenham uma vida saudável, e dentre eles,  cuidados com a pele e os pelos.


 Devido a uma maior proximidade das pessoas com seus animais, como se observa na maioria das casas, esses nossos amigos vem passando por muitas transformações.


Em muitos casos, eles por estar sendo “humanizados”,  perdem sua identidade de grupo, ficando dessa forma, sujeitos às mesmas condições de estresse que acometem o homem.


Essa condição de estresse se reflete particularmente na pele dos animais.


Como a origem embrionária da pele e do sistema nervoso é a mesma, admite-se que por essa íntima ligação, o que ocorre por dentro, ou seja, as emoções, se refletem do lado de fora, na pele. Na medicina humana essa área de estudo é denominada Psicodermatologia ou Dermatologia Funcional.


O que fazer então, para ajudar os nossos animaizinhos nesse caso?
Aqui vão algumas dicas. Primeiro, no cuidado da pele e pelos ficar atento aos banhos, na frequência e nos produtos que são usados. Usar xampus próprios para cães e gatos, e evitar as fragrâncias.


Ressalta-se que para a maioria dos gatos, só administrar banhos quando for necessário, pois o próprio animal realiza sua higienização.


E ainda, mesmo em um nosso mundo globalizado, deve-se tentar minimizar os agentes que possam provocar estresse nos animais, dando-lhes mais atenção e carinho, dedicando um pouco do nosso precioso tempo à eles, que no fundo, nos reconhecem como sua matilha, o que realmente somos. E claro, sempre que possível levá-los para um passeio em algum quintal...perto da natureza...



Abraços e até a próxima...






Nenhum comentário:

Postar um comentário